Imagine Cup elege seus vencedores

 
21/06/2004
 
Equipe do IME-RJ vai representar o Brasil na final mundial do torneio de tecnologia
 
A Microsoft divulgou na quinta-feira quem será o representante brasileiro na Imagine Cup, torneio mundial de tecnologia organizado pela empresa. A equipe vencedora foi a WDC, composta pelos estudantes Rafael de Oliveira Osório e Adolfo Guilherme Silva Correia, do Instituto Militar de Engenharia do Rio de Janeiro. Os prêmios foram entregues em São Paulo pelo diretor da filial brasileira, Emilio Umeoka.
 
A aplicação vencedora é da área de segurança pública. Chama-se Mobile Smart Blitz e automatiza a anotação de irregularidades no trânsito. Pelo projeto, os carros ganhariam chips, cujos dados seriam lidos por notebooks ou micros de mão tipo Pocket PC. Uma ligação com bancos de dados da polícia permitiria que o policial soubesse, na hora, as pendências associadas ao motorista e ao veículo, como multas e notificações de roubo.
 
Osório e Correia tiveram o apoio técnico de Ralph Niöller, diretor da empresa QSI. Os vencedores, escolhidos por jurados ligados à Sociedade Brasileira de Computação, ganharam um Tablet PC cada um. E vão participar da final mundial que será realizada de 3 a 7 de julho, em Foz do Iguaçu (PR) e São Paulo. O vencedor da última etapa levará US$ 25 mil.
 
É a segunda vez que o concurso é promovido - e a primeira em que o Brasil participa. Foram 688 grupos inscritos, com 1.188 estudantes (estar matriculado num curso universitário era pré-requisito). "Foi uma surpresa", conta o diretor de .Net da Microsoft Brasil, Marcos Pinedo. "Esperávamos cerca de 50 alunos."
 
Qualidade de vida - O desafio deste ano era criar uma aplicação envolvendo dispositivos móveis, como smartphones ou PDAs, a tecnologia .Net e a utilização de um serviço Web (Web Service). Além disso, o projeto também deveria melhorar algum aspecto da qualidade de vida, como transporte, educação ou saúde, entre outros.
 
O campeão do ano passado foi Tu Nguyen, filho de vietnamitas que desenvolveu uma aplicação para restaurantes capaz de lidar com várias línguas. Enquanto o garçom marcava o pedido em inglês num PDA, o cozinheiro recebia a solicitação em vietnamita.
 
A Imagine Cup não vive só de programação. A lista de categorias incluía computação gráfica, filme de curta-metragem e algoritmos. Os trabalhos tiveram de ser submetidos pela internet e os cinco melhores colocados de cada categoria também estarão em Foz do Iguaçu.
 
Nas outras categorias, nenhum brasileiro estará entre os finalistas.
 
"Tivemos pouco tempo para divulgação", reconhece Pinedo, que lembra que teve de competir com várias filiais para sediar a grande final.
 
Os vídeos e renderizações gráficas finalistas podem ser vistos na internet, em http://www.imaginecup.com. Entre os campeões de algoritmo, uma curiosidade: três são chineses. O quarto é búlgaro e o último, francês.(R.N.S.)
 

Fonte:

 
Jornal O Estado de São Paulo
SBC Notícias
 
 

Esta página WEB é parte integrante do site © @ralphmcs.